Back

Estônia e Lituânia São as Precursoras da Digitalização das Florestas Estatais

Mais controle, menos disputas

As florestas estatais trabalham geralmente em conjunto aos produtores e, por isso, é importante para eles terem uma boa visão geral do volume e do sortimento dos produtos que eles estão vendendo.

Usar o método tradicional de medição de madeira para celulose e lenha sempre foi um tópico de muitas disputas e desacordos, geralmente pela razão de que o volume da madeira para celulose e a lenha sejam calculadas usando um coeficiente de densidade da pilha, um método rápido, mas com uma grande margem de erro: entre 5-10%. O coeficiente de densidade de pilha é tradicionalmente decidido simplesmente por observação visual. Ele determina a quantidade de madeira sem ar e sem casca. Para ter o volume total, o coeficiente de densidade de pilha escolhido é multiplicado pela cubagem da pilha.

Por exemplo:

Se o coeficiente é 50, o preço a ser pago é: 0,5x60 (volume) x 30 (preço) = 900.

Mas no caso do coeficiente ser na verdade 56, então o caminhão médio custa 0.56x60 (volume) x 30 (preço) = 1008.

Além disso, é impossível refazer as medições ou provar qualquer culpa posterior, já que o caminhão já foi descarregado.

Atualmente, os centros de manejo florestal dos estados da Estônia e da Lituânia estão usando a função da Timbeter para avaliar o coeficiente de densidade das toras automaticamente para medir celulose e lenha com maior precisão. No passado, 55% dos caminhões que transportavam celulose e lenha na Estônia eram medidos através da densidade da pilha. Posteriormente, a cadeia de suprimentos do Centro Estatal de Manejo Florestal - RMK - da Estônia foi digitalizada, com exceção do coeficiente de densidade de pila que ainda era inserido manualmente de acordo com a estimativa visual do motorista - o que causou várias disputas entre compradores e vendedores. Atualmente, os sistemas de e-waybill e storage do Centro Estatal de Manejo Florestal da Estônia são integrados ao Timbeter. Motoristas simplesmente tiram fotos e as informações úteis vão automaticamente para o e-way. Cada medição possui prova digital que contém informações sobre o coeficiente de densidade da pilha, volume, localização, número de toras, diâmetro médio e distribuição de diâmetro.

Na Lituânia, a contagem de inventários deve realizada mensalmente e este é um processo demorado. A contagem e a medição de cada tora de pilha era ineficiente e exigia muita mão de obra qualificada e atenta. Hoje, o Timbeter é integrado ao sistema de armazenamento da Floresta Estatal da Lituânia, portanto, todas as informações necessárias estão disponíveis em formato digital. Os inventários são contados e medidos com rapidez, precisão e eficiência. Além disso, todas as medições incluem prova digital.

Com o Timbeter, os centros estatais de manejo florestal alcançaram diversos resultados:

Mais transparência

Timbeter é uma ferramenta objetiva que não é afetada por erro humano quando utilizada corretamente. Ele fornece ao usuário um resultado que pode ser controlado por ambas as partes da transação. O método de medição transparente ajuda a aumentar a confiança mútua entre os parceiros e a melhorar os negócios. Normalmente, a avaliação da observação visual da densidade da pilha é subjetiva e aberta a um alto risco de erro humano.

Menos disputas entre compradores e vendedores

O Timbeter fornece prova digital de cada medição realizada, que pode ser armazenada e recuperada on-line em caso de disputa entre partes da transação. As medições de madeira são sempre feitas de madeira bruta que não foi alterada de nenhuma maneira. Além disso, ajuda a evitar situações em que a parte mais forte determina o coeficiente de densidade da pilha e a parte mais fraca subsequente não pode discordar em prol da manutenção da cooperação.

Preservação de dados digitais a longo prazo

A informação digital permite o uso de dados multifuncionais, diminui a burocracia e o uso de recursos de papel. Ao usar o Timbeter, todos os dados são armazenados em backup, armazenados e disponíveis on-line. Os usuários podem acessar, gerenciar e compartilhar dados facilmente. Além disso, o Timbeter pode validar o coeficiente de densidade da pilha medindo o diâmetro médio, usando uma vara de medição ou trena como referência. Dentro de alguns minutos a partir da medição, há dados disponíveis por 30 dias, o que facilita o rastreamento das medições e a comparação com o produto vendido ou comprado. A meta do Timbeter tem sido desde o início fazer com que os departamentos florestais sejam transparentes e mais eficazes. Estamos felizes em colocar nossa visão em realidade nas florestas  estatais estonianas e lituanas.

If you like this, feel free to share!