Back

Os 10 erros mais comuns pelos quais você pode falhar usando o Timbeter

O Timbeter é uma ferramenta inovadora, mas para ter o máximo benefício, você deve utilizá-lo corretamente. Quando nós recebemos um feedback sobre medições incorretas, nosso time de suporte checa os resultados e pesquisa a melhor maneira para que os clientes possam usar nossa solução perfeitamente.

A boa notícia é que  quando um indivíduo ou uma companhia utiliza o Timbeter incorretamente, nós fornecemos um teste gratuito até que estes erros sejam consertados.

Ainda assim, aqui estão as dez razões mais comuns pelas quais usuários podem falhar ao utilizar o Timbeter. Você já cometeu algum destes erros?

1 - Não utilizar a referência/utilizar a referência incorretamente na tela

Para ter os resultados corretos, o usuário precisa utilizar uma referência. A referência é um objeto (vara de carpinteiro, fita métrica, trena, etc) com o tamanho mínimo de 1 metro, que o usuário precisa colocar próximo ou na própria pilha. A referência pode ser posicionada verticalmente ou horizontalmente e deve sempre ser paralela à pilha. Depois de tirar a foto, uma linha vermelha de referência irá aparecer na tela e o seu tamanho deve corresponder exatamente ao tamanho da referência na imagem. Mesmo erros muito pequenos podem causar resultados insatisfatórios.

2 - O usuário não está paralelo à pilha

É crucial que o usuário tire uma foto estando paralelo à pilha. Qualquer outro ângulo irá distorcer os resultados finais. O mesmo requerimento também se aplica para imagens em panorama, onde o usuário precisa se mover paralelamente à pilha.

3 - Câmera com baixa resolução

Especialmente ao medir diâmetros pequenos em uma grande distância da pilha, a resolução da câmera pode afetar os resultados finais. Quanto melhor a sua resolução, mais precisos serão os resultados. Nosso time de engenharia sugere utilizar câmeras de pelo menos 8MP para ter resultados precisos.

4 - Fórmula incorreta

Cada região utiliza sua própria fórmula para o cálculo de volume. Cada fórmula usa um método único e, precisamente, uma forma única de calcular e arredondar as medidas. O Timbeter incorporou 12 fórmulas diferentes utilizadas em diferentes partes do mundo, então os usuários precisam ter certeza de estarem utilizam a fórmula correta. As diferenças em medições de volumes usando fórmulas diferentes foram escritas também em nosso blog.

5 - Fator de preenchimento de ar/coeficiente de densidade de pilha incorreto

Para medir madeira para celulose e lenha, o fator de preenchimento de ar/coeficiente de densidade de pilha, que determina a quantidade de madeira sem ar e sem casca deve ser usado. Algumas regiões utilizam fatores/coeficientes mistos; algumas regiões os definem separadamente para cada pilha. O Timbeter tem ambas as opções: você pode medir o volume usando um fator/coeficiente fixo ou pode usar a função “Densidade” para determinar o fator/coeficiente preciso e ter o volume geral.

6 - Área de superfície incorreta

O Timbeter permite detectar o contorno de área da pilha automaticamente, mas algumas vezes objetos extras (pedras, poças, etc) podem causar uma área de superfície falsa. O usuário apenas precisa corrigir a área desenhando um “laço” sobre a área a ser adicionada (comece desenhando dentro do contorno, vá para área a ser inserida e termine o desenho no contorno já existente) ou vice-versa para reduzir a área da pilha.

7 - Panorama

Para fazer uma foto panorâmica com o Timbeter, é crucial se mover paralelamente à pilha quanto tirar as fotos. Cada dispositivo tem uma capacidade diferente, então a sugestão para iniciantes é começar com passos menores e tirar entre 5-7 fotos para ter os primeiros resultados. Alguns dispositivos permitem unir até 25 imagens.

8 - Distância

Se for tirar uma foto de uma grande distância, o usuário pode não ter bons resultados na detecção dos diâmetros das toras. Para pilhas maiores, faz sentido tirar uma foto de uma distância mais próxima e usar o modo panorama para unir as fotos que forem tiradas ao longo da pilha.

9 - Iluminação ruim

Uma detecção ruim dos diâmetros é primariamente relacionada à exposição inadequada de luz. Quando tirar uma foto, o usuário deve balancear a luz ou sombra no ícone em formato de sol, do lado direito da tela. Com a exposição perfeita, os diâmetros das toras serão medidos corretamente.

10 - Dados errados

Quando fazer uma medição, o usuário precisa inserir os dados em relação ao tamanho da referência e também ao comprimento das toras, fator de ar, etc. Estes dados são usados para calcular o volume. O que acontece geralmente é a inserção de dados de forma errada. Porém, é muito fácil corrigir os dados e refazer a imagem com os dados corretos e ter resultados precisos.

Se você já testou o Timbeter e teve resultados insatisfatórios - algum dos pontos acima pode ter sido a razão? Conte para a gente sobre sua experiência e nós ajudaremos você a ter os resultados corretos!


If you like this, feel free to share!